sábado, 23 de abril de 2016

Anatomia de um Estúdio de Gravação



Nesta postagem registro como foi construído o estúdio Plaza, o home studio do meu querido amigo Leo Gandelman. Mas antes uma pequena nota para os músicos, técnicos e produtores que trabalham comigo nos shows de música. Eu também sou envolvido com estúdios, e desde muito cedo. Comecei como técnico de gravação no estúdio TOK na Rua São Clemente, aqui na zona sul do Rio de Janeiro. É, quero dizer, foi... o primeiro estúdio brasileiro independente com gravador de fita de 8 canais e mesa Tascam / Teac 5!!! Foi a partir desta segunda moradia que eu comecei a ouvir e a conviver com os melhores músicos do planeta... e depois, juntando a faculdade de Engenharia com a construção do meu analisador de espectro, fui parar em uma empresa de acústica que construía estúdios de gravação nos meados da década de oitenta. Tá aí a origem do meu envolvimento com projetos de estúdios de gravação que vem desde os 23/24 anos de idade. Na falta de uma descrição melhor desta especialidade, e já que não sou arquiteto, posso dizer que sou um studio designer.

MEU PASSADO ME CONDENA: CONSOLE TEAC MODEL 5, GRAVADOR DE OITO CANAIS 80-8 E GRAVADOR REVOX B-77 !!! 
QUEM OUVIU, OUVIU...

Enfim, faço esta observação porque vários colegas do showbusiness desconhecem este meu lado, assim como o pessoal de gravação também não sabe de meu envolvimento com outras atividades do Áudio. E você que vem a este blog observar, acabará notando uma certa confusão de temas... Há muito mais por vir, espere e verá...

Ah... eu também gosto de cozinhar...

DEZEMBRO 2014 - VISITA AO FUTURO ESTÚDIO


As fotos acima foram tiradas no início de Dezembro de 2014 quando eu e o Leo Gandelman visitávamos mais um apartamento candidato a moradia e estúdio. Ele já havia eleito a sala da foto como o espaço mais adequado para o estúdio. Mas será que caberia? 
-Aqui cabe o estúdio?
(Vocês têm alguma ideia de quantas vezes eu já ouvi esta pergunta?)

Logo de início algumas idéias do Leo já se tornaram diretrizes do projeto. São os desejos iniciais do cliente que procuro objetivar até o final da construção. Por exemplo, a luminosidade natural deveria ser preservada, mesmo com algum prejuízo de outros fatores (ex.: acústica, ou mesmo o custo final). Ao longo do tempo surgiram muitas outras diretrizes e também algumas dúvidas que não foram respondidas até hoje. Enfim, partimos para o projeto preliminar e o estudo da perda de transmissão sonora (isolamento). 


MODAIS DA SALA DE GRAV., CONTROL ROOM E BOOTH



Há vários modos para se obter as conclusões, desde ir à biblioteca e procurar por todos estudos e ensaios feitos em laboratórios de medição, ou fazer cálculos aproximados baseados nas tabelas dos fabricantes de materiais de construção e de marcenaria e multiplicar por 3. Afinal, a Engenharia não se fundamenta no coeficiente de cagaço? Mas o que fazer quando o dinheiro é curto ou o seu tempo de pesquisa se torna escasso? Projetar nunca foi uma atividade trivial... O meu conselho, para quem quer se aventurar, é: Use um bom software de predição. Eu recomento o Insul, é super prático. 


INSUL, MIL E POUCOS EUROS. 
VALE CADA CENTAVO
Veja que nesta etapa preliminar já se deve fazer a análise modal e escolher as melhores dimensões do ambiente do ponto de vista da distribuição das ressonâncias. No caso do Leo usei o critério de Bonello através da planilha do Sólon. Neste ponto o estudo se dividiu em duas possíveis plantas com configurações diferentes. Após um bom tempo considerando os prós e contras, escolhemos a proposta com o melhor uso do espaço. 


Na sequência dos trabalhos chegamos ao Inner Shell. No estúdio do Leo esta camada tem dupla função: faz parte tanto do isolamento, como também da absorção interna. Este revestimento é composto por drywall (triplo nas paredes e duplo no teto). Através de quatro pranchas, detalhei com muita atenção os seus "furos" - por trás de cada possível passagem de ar (spot de iluminação, multicabo, tomada de energia etc.) há uma guarnição acústica que fica por trás do gesso acartonado. Afinal, ensaiar e gravar dentro de um apartamento exige muita atenção no isolamento!


Obra é obra... os problemas surgem e vão sendo resolvidos


Acelerando a linha de tempo, veja algumas etapas importantes na construção do estúdio.


PAREDES SEMINUAS, APENAS ELÉTRICA E AR COND.
















FECHAMENTO DO DRYWALL - PAREDE
DA PORTA DE ENTRADA





















MEDIR UMA, DUAS, TRÊS VEZES PARA
TUDO SE ENCAIXAR




















ENTRADA DO BOOTH DE BATERA - ANTES





















ENTRADA DO BOOTH - DEPOIS





















TETO QUASE PRONTO, FALTAM APENAS OS SPOTS




















CONTROL ROOM TOMANDO FORMA




















INTERIOR DO BOOTH DE BATERIA



















CRISTIANO FEITOSA, SEGUNDA GERAÇÃO
CONSTRUINDO ESTÚDIOS




















JOSÉ FEITOSA, AMIGO E MESTRE MARCENEIRO




















CAUÃ FEITOSA, FUTURO MARCENEIRO,
APROVANDO O DIAGRAMA DO PATCHBAY






















HENRIQUE GANDELMAN NA SUPERVISÃO DE TUDO




















BETINHO RECAPEANDO A PORTA DE IPANEMA





















MONTAGEM DO PISO FLUTUANTE




















TESTANDO A TEMPERATURA DE COR DOS SPOTS




















FASE DO ACABAMENTO FINO 
TESTA DO CONTROL ROOM


















TESTA DO CONTROL ROOM NO LUGAR



















VISOR, SEMPRE COM MUITO CUIDADO



















VISTA DO CONTROL ROOM




















NICE CLOUDS!




















GRAVANDO




















ENSAIANDO



















FOTO DE ESTÚDIO SEM BATERA?




















AUXÍLIO LUXUOSO DE MARCIO WERDERITS
NA INSTALAÇÃO




















FAMILIA FEITOSA























ESTAMOS JUNTOS DE NOVO!


Se você quiser curtir o som deste estúdio, procure ouvir o programa "Vamos Tocar" pelo canal BIS. Ouça em um bom sistema estéreo ou com bons headphones. Deixe seus comentários por aqui.


















2 comentários:

  1. Fala Mizutani, muto legal essa matéria e parabens pelo blog...$uce$$o!
    Gerson_Pal G Studio_Indaiatuba!

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    1. Gerson, mesmo depois de longa data, ainda guardo você e sua família como grande incentivadores de meu trabalho. Obrigado, sempre, pelas palavras gentis.

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